Recuar não é desconfiar

Estamos enfrentando uma situação de exceção devido ao Corona vírus. Não lembro na história recente momentos em que a igreja tenha suspendido trabalhos e evitado se reunir. Contudo, precisamos compreender que há momentos para recuar, por mais que confiemos no Senhor. O rei Davi, mesmo sabendo ser ele um ungido do Senhor para tornar-se rei em Israel recuou.

Em 1Samuel 23.1-13 vemos esse momento de recuo por parte de Davi. Ainda perseguido por Saul e recusando-se a intentar contra o ungido do Senhor, Davi consulta a Deus sobre sua situação em Queilá. A resposta do Senhor é a de que os habitantes daquela terra estavam com Saul e entregariam Davi em suas mãos, caso permanecesse ali. Por maior que fosse a confiança de Davi nos planos de Deus, sabedor de como era o coração daquele povo, Davi recua e deixa a cidade.

Creio que poucos de nós têm a nítida noção do futuro que Deus reserva para nós. A não ser a volta de Cristo, não sabemos os planos do Senhor sobre os particulares de nossas vidas. Sabemos que ele é poderoso, soberano e provedor. Em momentos como esse na vida de Davi, a providência de Deus foi o conhecimento. Bastou saber a realidade de sua situação, para que Davi tomasse a decisão de partir. Davi não tentou a Deus e agiu como quem esperasse um milagre da parte do Senhor. O futuro rei não soltou algo: “o Senhor nos guardará.” Não, Davi ouve a resposta de Deus e sabendo a verdade toma a atitude que a providência e o conhecimento dado pelo Senhor lhe possibilitaram fazer.

De igual modo, quando temos informação diante de nós, podemos ver a boa mão de Deus. Recuar um pouco a fim de debelar uma pandemia, ou reduzir seus efeitos sobre a sociedade é reagir em conformidade às informações que o Senhor nos providenciou. Temos muita informação para ficarmos parados sem tomar uma decisão. Isso não significa medo, desânimo, falta de confiança, mas a consciência de que Deus age mais por sua providência que pelo milagre – por vezes, ele nos dá a simples informação.

Nesse sentido, o que sabemos:

1. Não morreremos por esse vírus; ele não é tão perigoso à maioria da população;
2. O corona vírus é altamente contagiosos; ainda que não seja tão mortal, ele tem o potencial de fazer muitos doentes e trazer um peso ao sistema de saúde que este não está pronto para receber;
 3. Os idosos são os que correm grandes riscos; não só os idosos estão fragilizados pela idade, como são portadores de muitas outras doenças como diabetes, pneumonias e outros males que enfraquecem o sistema imunológico e os torna vítimas em potencial do corona vírus, por isso, isolar-se não é só uma medida de autoproteção, mas de proteger seus avós, pais e aqueles que tanto cuidaram de nós;
4. O intuito do isolamento é o de reduzir a velocidade do contágio e minimizar o impacto da doença na vida das pessoas.

Diante do conhecimento que temos, portanto, o conselho decidiu suspender todas as atividades e fazermos um pequeno recuo em nossas ações. Por outro lado, nada disso significa estagnação espiritual. Podemos não ter atividades com o todo da igreja, mas a igreja em seu lar pode e deve reunir-se e cultuar a Deus. Há sermões disponíveis de bons pregadores no Youtube, incluindo o canal de nosso pastor. Há estudos bíblicos aos montes, incluindo o blog de nosso pastor, ou seja, reúnam-se em seus lares e dediquem-se em continuar a conhecer e cultuar nosso Senhor.

Além disso, serão disponibilizados estudos com base no roteiro dos Grupos Pequenos e vídeos com devocionais e músicas para uso nos lares. Além disso, o pastor está à disposição para conversar, orar, e fazer aquelas visitas mais necessárias.

Comentários

  1. Parabéns pela atitude. Que Deus nos ajude a superar mais essa fase e crer no Senhor Jesus em todo tempo e qualquer circunstâncias.. Ele é o todo poderoso que está no controle de tudo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"Alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor" (Sl 122.1)

"Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR!" Jó 1.21

Qualidades essenciais do conselheiro cristão