Piedade


    “Piedade, meu Deus, tende piedade de nós!” Quantas vezes não ouvimos esse clamor? No entanto, seu sentido nos desvia da definição bíblica de piedade. Enquanto o clamor iguala piedade a misericórdia, ou pena, as Escrituras tomam piedade em outro sentido. É importante que percebamos isso, para que nosso entendimento dos textos que utilizam este termo não seja comprometido e para que compreendamos como devemos ser piedosos.
    Em 1 Timóteo 4.7-11 vemos diversos aspectos da piedade. Paulo instruiu Timóteo a exercitar-se na piedade e, depois disto, aborda como fazê-lo. Vemos ali o exercício da piedade como sendo o exercício da palavra, do procedimento, do amor, da fé e da pureza. Isso significa que a piedade é algo muito mais abrangente do que o ato de sentir pena. Resumindo o que aqui vemos, o que é apoiado por outras referências bíblicas, piedade é o conduzir-se segundo nossa fé.
    Desta forma, agir com piedade exige de nós muito mais do que comumente pensamos. Se queremos ser piedosos, como nos ordenam as Escrituras, devemos viver segundo a verdade do evangelho, de modo que esta permeie todas as áreas de nossas vidas. Não basta ter pena dos menos favorecidos, temos de conhecer a verdade divina, buscar a santidade, interpretar a vida segundo os olhos de Deus. Temos de ser pessoas da Palavra, da oração, da adoração, do evangelismo, do amor ao próximo, do dia do Senhor, enfim, pessoas que não só conhecem o conteúdo de sua doutrina, mas que vivem segundo este conteúdo.
    Quando você estiver lendo a Bíblia, lembre-se desta definição. Acrescente ainda que, no grego,o termo utilizado para piedade significa reverência, respeito, dedicação às coisas religiosas. Perceba, portanto, que a piedade tem muito mais ver com nosso relacionamento com Deus, do que com o próximo. Seja piedoso; viva de acordo com sua fé em Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor" (Sl 122.1)

"Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR!" Jó 1.21

Qualidades essenciais do conselheiro cristão