Conselhos sobre o pastorado

Pastor não é em si uma profissão, porém, vocação. Contudo, o fato de que a Escritura diz que se deve pagar bem a quem se afadiga do estudo da Palavra traz um aspecto de equivalência entre ministério pastoral e profissão. Por isso, precisamos pensar naquilo que torna nosso trabalho mais uma vocação do que uma profissão.


Ser pastor há mais de 20 anos traz um pouco de peso às minhas palavras. Quem sabe, elas estarão insuportáveis com mais 20 anos de pastorado. Até lá, gostaria de refletir poucas questões que me parecem importante.


1. Pastor pastoreia gente, não livros. Quem me conhece sabe que não estou a desprezar a teologia, ou desconhecer o lugar dela. Ao colocar este ponto, estou apenas apontando para o fato de que o objetivo final são as pessoas que Deus me deu a cuidar, não as ferramentas. Como dizem: "pastor tem de ter cheiro de ovelha." Para tanto, o pastor visita, aconselha, discipula, participa e por ai vai. Ame as pessoas.


2. Pastor explica, não complica. Já ouvi muitas dessas histórias de pastor que pregou sermões com profundidade teológica e rebuscamento vocabular e, ouvindo as ovelhas, saia aquele tipo de comentário: "Que sermão maravilhoso. Lindo. Não entendi nadinha." Eis a derrota. Quando os livros são o foco, pouco importa se as pessoas entenderão. Por isso, não levamos erudiçao para o púlpito, levamos a Palavra de Deus. A autoridade não está em nosso conhecimento, mas na fidelidade à revelação divina. Cremos, como reformados, que se pregamos fielmente a Palavra de Deus, é a Palavra de Deus.


3. Pastor pacifica, não põe lenha da fogueira. Quando o amor pelos irmãos é o principal, não nos dedicamos às dissensões. Brigas internas, infelizmente, acabam por ocorrer. Há momentos em que ovelhas se estranham, querem desfrutar da mesma parte do pasto, ou, simplesmente, não vão com a cara uma da outra. Tem hora que uma delas é bem próxima da gente, amiga íntima, mas a outra é nossa ovelha, também. É muito perigoso quando nos envolvemos demais com certo grupo, que outro seja negligenciado, ao ponto de não terem a confiança em procurar o pastor em busca de ajuda para resolver o problema. Em não raros momentos, ouvi de pastores que incentivaram a disputa, a divisão, manipularam, na tentativa de “conquistarem”, ou manterem suas posições. Tipo, o pastor tocou fogo no pasto e, é claro, acabou queimando algumas de suas ovelhas, mas não como holocausto ao Senhor, porém, ao seu ego.


4. Pastor toca os lobos. Se a ovelha não é do aprisco do Senhor, ela não deve estar lá – é lobo vestido de ovelha. Pessoa só arruma briga, faz tudo por vaidade, não ama a Palavra, precisa que tudo seja mexido para se adequar a ela, toca esse lobo daí. Não caia na tentação do crescimento numérico. Eu sei que isso torna mais provável que seu honorário dobre. Sim, pastor merece ganhar bem, especialmente os que manejam bem as Escrituras, pois estes cuidam bem do rebanho do Senhor. Porém, se você começar a abrigar lobos, não é o pastorado que você exerce, é o gerenciamento de pessoas. Infelizmente, tem gente que não queremos em nosso meio. Empresas demitem, clubes negam sociedade a pessoas que não se enquadram, escolas convidam maus alunos a se retirarem, a igreja precisa aprender a ver isso com naturalidade. Ainda não está convencido? Eu sei, comparei com organizações seculares, mas eis o Senhor dizendo: 


17 E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano. 18 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus. 19 Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus. 20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles. (Mt 18)

Sabe aquele texto que você utilizava para se consolar quando ia pouca gente no trabalho da igreja? Pode parar de usar. Ele é sobre autoridade, não sobre quórum. 

Diante disto, pastor, veja bem se não há lobos a serem tocados de sua igreja. Eles influenciam mau, fazem levantes, criam partidos, criticam a tudo e a todos, se mostram como a grande solução dos problemas. Fingem enxergar longe, mas só olham o umbigo. 


5. Estuda, homem, estuda. Com tudo no lugar, com tudo direcionado corretamente, prepare o melhor alimento possível. Suas ovelhas se alimentam da Palavra, não da simpatia, não do ativismo, não da projeção da igreja local. É a Palavra que coloca cada coisa em seu lugar e torna todo crente preparado para realizar a obra do Senhor. Não pregue sem olhar o hebraico, ou o grego. Leia, estude a Palavra, o mundo ao seu redor, aprenda a conectar as coisas, a ver o mundo em que sua ovelha vive e mostrar para ela como a Palavra se aplica. Faça seu trabalho e se afadigue do estudo da Palavra. É onde você gastará a maior parte de seu tempo, mas fazendo direito, o tempo que tiver com suas ovelhas, será proveitoso para elas e elas o amarão por terem conhecido mais ao Senhor através de você. Das coisas que mais me entristecem no ministério é ouvir: “puxa, pastor, nunca ouvi essas coisas. Não sabia que a Palavra de Deus era tão rica e cheia de significado.” Parece um elogio, mas é a ovelha dizendo: “passei fome todo esse tempo.”


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor" (Sl 122.1)

"Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR!" Jó 1.21

Qualidades essenciais do conselheiro cristão