Como passar horas com Deus em oração?

Uma troca de mensagens com um irmão que falava de sua vida de oração. Às tantas, ele me colocou a vida de oração dos puritanos e o tempo que dedicavam a isso. Dei-lhe algumas dicas sobre como intensificar a vida de oração. Espero seja interessante a você, como tem sido para mim.

Primeiro, por mais que sejamos o único a falar audivelmente, estamos falando com alguém que já se revelou a nós, já mostrou seu caráter e opiniões sobre o assunto, portanto, nossa oração não só se orienta pelo revelado buscando ser correta, mas considera essa revelação como a fala de Deus, de modo que a oração é uma resposta e foi Deus quem falou primeiro. 

Segundo, menos formalidade, ou seja, por mais que tenhamos de ser reverentes, isso não significa que devamos falar com objetividade. O altíssimo inclina seus ouvidos a nós e se coloca como Pai, portanto, converse, trate dos assuntos colocando tudo que vai à mente. Por exemplo, quando orar por alguém, fale da importância desta pessoa pra você, para seus entes queridos, aprofundando sua angústia por uma vida que precisa da intervenção divina. Vai orar pelos políticos, coloque suas dúvidas, sua indignação, enfim, não peça apenas por uma mudança do cenário político, peça a Deus que trabalhe a vida de cada político. 

Terceiro, tenha um plano de oração. Trabalhe os temas, faça uma lista, coloque diversos assuntos, estabeleça até uma ordem para eles por tipo de assunto, enfim, organize. 

Quarto, não se incomode com o tempo. Tome o tempo que precisar e não compare seu tempo de oração aos demais. Muitos que oram por horas, um dia, oraram por minutos. Por isso, viva seu relacionamento com Deus, de modo que, a oração vai se tornando algo ao que você recorra mais, pois vai se tornando cada vez mais importante para sua vida, de fato, essencial. 

Quinto, trabalhe a oração a partir de sua devocional. Comece orando na direção do assunto que tratou em sua leitura e estudo bíblico. Aplique a você mesmo e coloque diante de Deus seu aprendizado. Eu experimento os momentos de mais intensa oração ao preparar meus sermões. Eu os prego a mim mesmo e vou pedindo entendimento, misericórdia, perdão, dou aleluia, enfim, vivo o que estou lendo diante de Deus. 

Sexto, ore diversas vezes ao dia Eu faço orações curtas, 2 a 5 minutos, porém, oro diversas e diversas vezes, à medida que os assuntos chegam ao coração e não vejo outra alternativa, a não ser, tratá-los diante de Deus. São dicas, veja o que você entende e busque aplicar. Verás que é como qualquer prática da vida: se aprofunda praticando.

Comentários

  1. Paz, reverendo!
    Dicas muito pontuais, excelente. Não se demore em escrever mais vezes, rs.
    Sempre leio seu blog e tenho aprendido bastante, Deus continue lhe abençoando e dando graça irmão, abs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"Alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor" (Sl 122.1)

"Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR!" Jó 1.21

Qualidades essenciais do conselheiro cristão